terça-feira, 12 de outubro de 2010

Aparelho Ideológico da Escola

segundo o autor GUARESH ( 2004. 56º edição) Existem uma diferença entre Escola e Educação.
Escola é um aparelho criado pelo grupo dominante para reproduzir seus interesses, sua ideologia, na maioria das vezes ela pode ser obrigatória e controlada por pessoas que detêm o poder; o qual seu aparelho ideológico é o capital. Se a escola não satisfazer o interesse do grupo que tem o poder, a escola pode ser censurada, mudada, reformada e até mesmo fechada.
Educação é o processo de tirar de dentro duma pessoa , ou levar para fora duma pessoa, alguma coisa que já encontra-se no seu interior. A educação supõe que a pessoa não é uma "tábula rasa" porque o ser humano tem determinação completa e características.
Ideologia das teorias
Todos nós temos teorias de como se aprende e de como se ensina. Porque a escola é uma repetição, o professor faz as coisas, dá exemplos, e os alunos repetem o que lhes é pedido.
1. Matriz dos condicionamentos ou comportamental->É a aprendizagem em que o aluno aprende através de estímulos, que pode ser positivo e negativo. Estímulo positivo faz o aluno reproduzir o que o estímulo sugere e seja levado a repeti-lo. Se o estímulo for negativo, a pessoa suprime ou seja, fica em silêncio, não dá opinião ao comportamento anterior, ligado a esse estímulo.
2. Matriz dialogal-> Nessa teoria, a pessoa, cria e coloca elementos novos, forjados por ela, na reestruturação de seu esquema: esse é o ato de aprender. Nessa teoria a pessoa é sujeito da ação ou seja ela é quem pratica o que aprende, enquanto na primeira teoria a pessoa é objeto, receptor da ação. Na matriz dialogal ensina-se fazendo a pergunta, colocando elementos contraditórios no esquema já existente da pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário